20 anos de Mars Express

Crédito: ESA

A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), comemora hoje os seus 20 anos.

Para celebrar este aniversário, a equipa da Mars Express divulgou um mosaico do planeta Marte, feito pela High Resolution Stereo Camera (HRSC).

Créditos: ESA / DLR / FU Berlin / G. Michael

Esta câmera normalmente faz fotografias a 300 quilómetros de altitude do planeta.
No entanto, para poder fazer este mosaico, a HRSC fez 90 imagens do planeta a altitudes entre 4000 e 10000 quilómetros, cobrindo assim áreas muito maiores do planeta.

A imagem é, assim, uma simulação de como se veria Marte, acima de Valles Marineris, com cores falsas.

A imagem não é só bela, mas também revela informações preciosas sobre Marte, devido às suas cores. Cada côr tem o seu significado.

O planeta Marte é famoso pela sua côr avermelhada, causado por níveis elevados de ferro oxidado.
Nesta imagem, vêem-se muitos tons azulados. Eles devem-se a areia basáltica cinzenta-escura que tem uma origem vulcânica. Com o vento marciano, a areia vai-se amontoando, criando dunas dentro de crateras de impacto.
Materiais desgastados pela água, como argila e minerais de sulfato, aparecem com uma côr mais clara. A existência destes minerais é uma evidência de que Marte teve água líquida na superfície durante um longo período. No entanto, para a vida como a conhecemos esta é uma má notícia, já que estes minerais estão presentes em ambientes mais ácidos e, assim, menos propícios à vida como a conhecemos.

Os sulfatos hidratados são visíveis, por exemplo, em Valles Marineris. Na imagem abaixo, no entanto, estão cobertos por uma fina camada de areia.
Valles Marineris cobre uma área de 4000 quilómetros na direção este-oeste (extensão) e 700 quilómetros na direção norte-sul (largura do vale).

Créditos: ESA / DLR / FU Berlin / G. Michael

Fonte: ESA

1. Pelo que percebi, estas cores são falsas.

Qual o interesse da agência em divulgar uma imagem com cores falsas?

1. As cores falsas são muito importantes, para nos dar a constituição química do planeta. É só para nos dar uma ideia de como veríamos o planeta, caso víssemos dessa forma, de acordo com os materiais existentes na superfície do planeta.

As cores verdadeiras também são relativas, porque baseiam-se no olho humano, que por exemplo, não consegue ver entre paredes.

Ou seja, há limitações em todas as cores… na informação que retemos.

P.S.: note que mesmo que fosse em cores ditas verdadeiras, na verdade seria um agregado de diferentes filtros, para nos dar uma imagem aproximada do que veríamos 😉