O que emite mais carbono: Humanos ou Vulcões?

Crédito: Mike Doukas – USGS Cascades Volcano Observatory, wikipedia.

Um estudo feito por uma equipa internacional de cerca de 500 cientistas do Deep Carbon Observatory (DCO), mostrou que a atividade humana produz quase 100 vezes mais carbono anualmente do que todos os vulcões da Terra.

Os artigos científicos descrevem como o carbono é armazenado, emitido e reabsorvido por processos naturais e artificiais.

As descobertas “mostraram que apenas dois décimos de 1% do carbono total da Terra – cerca de 43.500 gigatoneladas – estão acima da superfície, nos oceanos, na terra e na nossa atmosfera.
O restante – 1,85 bilhão de gigatoneladas – está armazenado na crosta, no manto e no núcleo do planeta, fornecendo aos cientistas pistas sobre como a Terra se formou.”

Em geral, o planeta auto-regulou “os níveis atmosféricos de dióxido de carbono, um importante gás do efeito estufa, em períodos geológicos de centenas de milhares de anos.
As exceções vieram na forma de “distúrbios catastróficos” no ciclo de carbono da Terra, como imensas erupções vulcânicas ou a colisão de um asteroide que levou à extinção dos dinossauros.”

“A quantidade de CO2 bombeado para a atmosfera por atividade antropogénica nos últimos 10 a 12 anos (é equivalente) à mudança catastrófica durante esses eventos que vimos no passado da Terra”.
“Estamos no mesmo nível de catástrofe de carbono, o que é um pouco preocupante”.

“As grandes e violentas erupções podem igualar a taxa de emissões humanas durante as poucas horas que duram, mas são demasiado raras e fugazes para rivalizarem com as emissões anuais da Humanidade.”

“As emissões feitas pelos Homem em 2018 superaram 37 gigatoneladas.
Em comparação, o CO2 libertado anualmente pelos vulcões é de cerca 0,4 gigatoneladas – aproximadamente 100 vezes menos do que as emissões provocadas pelo homem.”

Assim, a resposta ao título é clara: são os Humanos!

Fontes: Exame, Euronews, Tempo.