Top 11 Canais do YouTube sobre Ciências, Engenharia e Divulgação Científica

Uma das coisas boas dos tempos atuais é a facilidade da busca por conteúdos sobre a ciência e tudo que está correlacionado.

Diferente do passado, onde nossos colegas, mais afortunados, podiam estudar nos Estados Unidos da América, podendo acompanhar, em primeira-mão, nos canais abertos, conteúdo de divulgação científica, ou estar a par das descobertas científicas e novas tecnologias nas indústrias.

Porém, recordo-me, com bom saudosismo, as diversas idas às bibliotecas públicas, nos bons e velhos tempos.


Estes tempos…

Contudo, cá estamos no século XXI – com muitos votos particulares de esperança – de que, a ciência, avançará, a níveis nunca antes vistos.

Uma das maneiras para não ficarmos pra trás é buscarmos sempre estar atualizados sobre temas relacionados à ciência.

Mas, se você, ainda tenta buscar motivos que não lhe pareçam claros, para sentir-se “associado à ciência” – fazendo-o pesquisar sobre conteúdos relacionados à essa – parece-me que lhe falta aquele “sentimento” de confiar [na ciência]. Os mais aficionados [pela ciência] podem pular esta parte.

Estar bem informado sobre as descobertas científicas presumo ser a ponta do iceberg. Abaixo da superfície está a problemática interpessoal: a falta de familiaridade com a linguagem científica, o conhecimento como funciona as engenharias, as coisas básicas da Química que utilizamos diariamente, as dúvidas sobre temas polêmicos, tal como a “Terra Plana”, a crença cega nas teorias da conspiração que se utilizam de roupagem pseudocientífica e o erro em acreditar que qualquer um dos objetivos da Ciência seja refutar sua crença religiosa.

Diante disso, eu mesmo reuni material – diante de pesquisas e acompanhamento particular, sempre que me é possível – e elaboro os 11 canais de ciência mais importantes da atualidade.

A lista é, resumidamente, a junção dos seguintes pontos:

– Divulgação científica;

– Conteúdo de entrevistas e debates (nomeadamente chamados de “streaming”, “podcasts”);

– Novidades da ciência;

– Temas explicativos (Química, Física, Astronomia, Biologia, Geologia, Antropologia, etc.);

– Explicativas acerca dos artigos científicos publicados em periódicos;

– Tópicos de engenharia; e

– Análise das teorias da conspiração e desmistificação, com embasamento e suporte científico.

Com as variantes que lhes são destacadas entre os canais, todos cumprem seu fiel papel à Ciência e Divulgação Científica.

Bom. Diante do fato exposto, vamos lá.

 

– Marvin AstropT (@AstronomiaPortugues)

Descrição: Astronomia em Português – 47 vídeos

O canal é feito pelo próprio AstroPT, onde reúne temas variados de Astronomia, astrobiologia, entrevistas e seminários.

– Canal do Pirulla (@Pirulla25)

Descrição: Canal voltado às coisas que mais me interessam: ciência, religião e evolução – 705 vídeos

Canal do youtuber Pirulla, participante do consórcio Science Vlogs Brasil, é voltado para temas como Paleontologia, Política & Saúde Pública, Meio Ambiente, Biologia, ceticismo, debates evolucionismo x criacionismo e conspirações antivax.

– Ceticismo_net (@ceticismonet1)

Descrição: Aqui falamos de pensamento crítico, ceticismo e muita divulgação científica – 401 vídeos

Com didática elucidativa, o conteúdo do canal é realizado pelo Prof. irlando-brasileiro e divulgador científico André, proprietário do sítio Ceticismo.net. No canal, diversos temas são abordados, desde a Química do nosso dia-a-dia, Matemática, Física, Astronomia, Engenharia, Religião, História, Arte, Pensamento Cético, desmascaramento das teorias da conspiração e conteúdos traduzidos e, posteriormente, legendados [inglês-português] pelo criador do canal.

Chamo a atenção especial da excelente série: “Livro dos Porquês”. Simples, direto, conciso e objetivo.

– Fábrica de Noobs (@fabricadenoobs)

Descrição: Fábrica de Noobs é um canal voltado especialmente para a busca pela verdade a respeito de qualquer tema. É isso que você encontrará na série “Desmistificando”, principal produção do canal: dissecações a respeito dos mais variados assuntos, indo desde virais, Deep Web, teorias pseudocientíficas, charlatães, experimentos científicos, projetos governamentais e sabe-se lá o que mais iremos investigar. Adicionalmente, você também encontrará cursos de temas em computação, como programação, lógica digital, criptomoedas, computação forense, criptografia, entre outros – 382 vídeos

Canal criado pelo jovem brasileiro Natanael Antonioli, como bem diz a própria descrição, aborda diversos temas, desde virais até expressões booleanas, cursos de programação e moedas virtuais. A série “Desmistificando” (com 254 vídeos) é uma das minhas favoritas.

É disponibilizado em cada vídeo o roteiro (em vários formatos para download) que, particularmente, chamo de um verdadeiro trabalho acadêmico bem elaborado, fielmente às normas da ABNT NBR.

Ainda há alguma esperança nas futuras gerações. 🙂

– somos míopes porque somos breves (@JulianoRighetto)

Descrição: Dando alguns passos para trás para entender o quadro inteiro – 159 vídeos

Autor do livro “A Segunda Aurora”, disponível na internet, o ator e roteirista Righetto aborda, especialmente, no seu canal, temas relacionados à Física Clássica e Moderna, e Astronomia.

– O Astronauta Urbano (@oastronautaurbano)

Descrição: Vídeos sobre Astronomia, Tecnologia, Filmes, Séries, Mistérios, Curiosidades e Informações com um toque especial do Astronauta Urbano! – 56 vídeos

Conteúdos de curta duração, aborda diversos temas relacionados à Ciência.

– Manual do Mundo (@manualdomundo)

Descrição: Olá! Somos o Manual do Mundo e viemos mostrar que há sempre um caminho mais interessante e divertido para aprender sobre as coisas ao nosso redor. Oferecemos produtos e conteúdos criativos que promovem experiências únicas de entretenimento e aprendizagem, no físico e no digital, sozinhos ou acompanhados. Manual do Mundo. Desbravadores do conhecimento – 2600 vídeos

Canal criado pelo casal youtubers Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, seu conteúdo é riquíssimo em temas voltados à curiosidade científica, invenções, criações, experimentos científicos e cursos.

Na playlist, a série “Boravê”, com 131 vídeos, realiza visitas às indústrias, mostrando, em linhas gerais, o processo de fabricação e produção de combustíveis, cimento, papel, fertilizantes, alimentos, energia nuclear, etc. – o que é excelente, pois tal iniciativa estimula os jovens a terem mais interesse por esta área.

Precisamos na sociedade de mais matemáticos, físicos, químicos, cientistas e… engenheiros. 🙂

– ABC Terra (@abcterra)

Descrição: História da natureza e a natureza da história Oi! Meu nome é Abner, sou professor de ciências e biologia e eu gosto da história das coisas – 273 vídeos

O Prof. Abner Pereira (e equipe) aborda conteúdos riquíssimos na área da Paleontologia, com edição de vídeos de alta qualidade informativa e visual e oferece o curso “Evolução, Terra e Tempo”.

– Kurzgesagt – In a Nutshell (@kurzgesagt)

Descrição: Animation videos explaining things with optimistic nihilism since 12,013. We’re a team of illustrators, animators, number crunchers and one dog who aim to spark curiosity about science and the world we live in. To us nothing is boring if you tell a good story. For updates on our videos and other news from the kurzgesagt universe follow us on Twitter, Facebook, Instagram and LinkedIn – 209 vídeos

Conteúdo criado por animadores e ilustradores, com escritório-sede na Alemanha, abordando vários temas científicos com boa dose de humor niilista. Entretanto, muitos dos seus vídeos não possuem tradução para o português, ficando a opção do seu canal alternativo, com apenas 44 vídeos em temas similares. (@kurzgesagt_br)

– Ciência Todo Dia (@CienciaTodoDia)

Descrição: Um canal totalmente voltado para assuntos que podem ser abordados no cotidiano, mantendo seu cérebro sempre ativo! – 897 vídeos

Um dos maiores canais de divulgação científica do Brasil, o engenheiro eletricista Pedro Loos, mantém conteúdo atualizado desde 2012. Participante de vários podcasts em todo o país, seu conteúdo é bastante simples e que nos traz várias crises existenciais.  O sr. Loos disponibiliza um curso de Física Básica no seu canal.

– SpaceToday (@SpaceToday)

Descrição: SpaceToday TV é um canal voltado para a divulgação da astronomia em português. Temas das áreas de astronomia, astrofísica, astronáutica e áreas afins serão aqui debatidos, sempre com base nas últimas pesquisas científicas. Nossa missão é incentivar a divulgação científica no Brasil através de informações confiáveis e embasadas na ciência. Junte-se a nós enquanto ajudamos a promover a próxima geração de exploradores, cientistas e engenheiros. Inscreva-se! – 4400 vídeos

O geofísico e divulgador científico Sérgio Sancevero, é um ítalo-brasileiro e um dos colaboradores do AstroPT. Hoje, é um dos maiores divulgadores científicos brasileiros, sendo convidado, constantemente, para participar de diversos podcasts. Desde 2015, Sérgio realiza, em seu canal, além de material explicativo sobre Astronomia e Geologia, várias transmissões ao vivo, mantendo sempre os[as] seus[as] inscritos[as] atualizados[as] acerca das descobertas da exploração espacial.

E você?

Na sua opinião, faltou mais algum nessa lista?  Deixe nos comentários.

2 comentários

    • Jonathan 'Hamelin' Malavolta on 06/02/2024 at 16:14
    • Responder

    Em primeiro lugar, conheço o Sérgio (SpaceTodayTV) como “Sacani”; não conhecia esse outro sobrenome dele.
    Em segundo, um canal que divulga ciência e desmistifica pseudociência de que gosto muito é o da brasileira residente (foi, pelo menos) no Japão Gabriela Bailas. Seu canal tem hoje o sugestivo nome de “Física e afins”, inclusive foi nele que encontrei o link para obter a documentação (em alemão) do tribunal que condenou Bert Heringher (não me recordo da ortografia correta do nome, posso ter grafado errado), criador da famigerada reunião de charlatães mal disfarçada de ciência conhecida como “constelação familiar”. O canal conta com 852 vídeos, divididos entre 31 playlists (ainda não assisti a todos os vídeos do canal, comecei a assistí-lo há uns 5 anos, mais ou menos, quando ainda se chamava “França e afins” (sei que ela morava na França na época em que criou o canal, daí o primeiro nome); pouco tempo depois de ter começado a assistir, semanas acho, o nome mudou para o atual. Conheci o canal da Gabriela através do blog do Sechat.
    Saudações deste tupiniquim eternamente apaixonado por ciência, engenharia e tecnologia – e por conseguinte, um igual apaixonado pelo trabalho dos divulgadores da ciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights