Extraterrestres criadores do Universo

Em 1995, o astrónomo Edward Harrison entrou por campos religiosos, e sugeriu num artigo científico que o nosso Universo foi criado por formas de vida super-inteligentes (que nem conseguimos quantificar).
Ou seja, disse que foi um Deus que criou o Universo, mas neste caso, o Deus é uma civilização extraterrestre que evoluiu e tornou-se extremamente avançada.

No entanto, ele também sofria de geocentrismo psicológico, porque defendia o Princípio Antrópico de que o Universo foi feito de propósito com estas constantes cosmológicas porque são essenciais para existir vida, e defendia também que os extraterrestres tinham mentes semelhantes à nossa.

E o que pensam os nossos leitores?

18 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. No meu entendimento o universo foi criado por um principio criativo ( força ou seres superiores) .Sendo que, ao longo as eras teve intervenção e mudança , ( seres criadores) vendo o que tinha acontecido ,homen primitivo . Aproveitos as crença para ajudar o homen evoluir até chegar à hora de saber toda à verdade.

    1. Ou seja, ou não leu o post ou decidiu repetir a mesma crença religiosa centrada nos humanos…

      Pergunta: quem criou esses seres superiores?

  2. Mitos e crenças muitas vezes foram verdades que se perderam no tempo!!!

    1. Isso é um dos mitos/crenças que não são verdade.

  3. ET’s criadores do universo e criaram-se também a eles próprios? Bem o conceito é muito forçado, mas faz-me lembrar outro tema que sem bem me lembro também já aqui foi abordado, sobre nós humanos (não o universo) termos sido criados (geneticamente manipulados) por uma civilização extra-terrestre que precisavam da nossa força laboral (exploração capitalista? ehehe) Pessoalmente até acho interessante a “estória”, acho engraçada a forma como o Zecharia Sitchin adapta passagem bíblicas e interpreta os tais textos sumérios, mas claro que gosto desse conceito como um romance, ficção, afinal não passada disso mesmo. A ciência difere de mitos ou crenças por tentar ser racional, adoptar um método em que a última teoria só está de pé até vir outra melhor que a substituí, não depende de fé cega, mas de estudo e experimentação.
    A ideia de ET’s criadores não pode ser estudada nem experimentada, pelo menos até que eles retornem e se apresentem… mas mesmo assim como se poderia ter a certeza de que não são uma raça de aldrabões? 😛

    1. “como se poderia ter a certeza de que não são uma raça de aldrabões?”

      LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL 😀 😀 😀 😀

  4. Antes de qualquer coisa, sou apenas um Adolescente com Curisiodade no assunto, decido procurar sobre a real origem do Universo, buscar por Teorias para entender melhor, tentar ao menos entender as ideias alheias, para com tais Informaçoes recolhidas, ai sim Formar uma Propria..
    Mas o que realmente acho, sendo um Leigo no assunto: Tudo o que conheço é relativo, Tamanho, Tempo, Sabor e qualquer outra coisa que eu conheça.. Será que o Universo foi apenas uma Experiencia, como essas que ‘nós’ fazemos em animais, celular ou qualquer outra coisa? Um Erro?
    Até porque mesmo o ser humano pensando nas hipoteses mais ‘loucas’ que pode se imaginar, Talvez seja uma coisa muito maior do que possamos imaginar, talvez somos a Celular, de um outro universo, da mesma forma que em qualquer Celula, como se a celula fosse um Universo, ou um ” ser humano “, esta dando pra entender meu pensamento?
    Na verdade sao muitas ideias que tenho, pois ainda nao tenho uma certa formada, entao é tanta informaçao para se Organizar que acabo nao conseguindo escrever tudo, o que e como penso..
    Espero que tenha Entendido meu pequeno ‘Argumento’, e Sinceramente, gostaria muito de entender, ou adquirar informaçoes novas ao assunto, abraço!

    1. Leia a minha pequena história de ficção científica 😉
      http://www.astropt.org/2011/02/10/carlos-oliveira-autor-de-ficcao-cientifica-com-bonecas-russas/

    • marcos santos on 18/11/2010 at 22:17
    • Responder

    acho que a teoria m e uma tremenda ficção cientifica.
    UM FILME SERIA LEGAL NADA,MAS NADA ALEM DISSO.

  5. Sim, a M (das Cordas) é que tenta explicar a singularidade e o que lhe deu origem (“antes”).
    Existe um programa excelente do Brian Greene, a partir do livro dele, que explica a M de uma forma que me pareceu bastante simples e apelativa.

    Pessoalmente, tenho a mesmo opinião do João Magueijo. Não gosto nada da teoria M.
    Tal como Einstein, acho que as coisas devem ser bastante simples, nós que é que ainda não temos conhecimento para isso…
    🙁

  6. Parece que fiz confusão, adquiri esta informação num documentário sobre a teoria M em que quase de certeza diziam que a teoria do big bang só explicava depois da singularidade e ao falar do “antes” fiz confusão. Agora que penso melhor lembro-me de referem que a teoria do big bang não explica a singularidade e dai a necessidade de uma teoria mais abrangente. Não se pode ignorar o “elefante no quarto” para sempre.

  7. Olá,

    Concordo com tudo, mas deixe-me fazer só uma pequena rectificação: o Big Bang não explica “a” singularidade. Nem o “antes” nem o “durante” a singularidade.

    A ideia que se tem é que na singularidade todas as teorias físicas, tudo o que sabemos sobre o espaço-tempo, não se aplica.
    Não existe, por exemplo, diferenciação de forças, já que todas elas estão “misturadas” umas com as outras – ainda não existe uma diferenciação entre gravidade, nuclear fraca, nuclear forte, e electromagnética.

    E sim, tem razão, o Tempo também terá mudanças nessa altura. Passará “tão lentamente” que estará “parado”. Ou seja, não deverá haver “tempo” da forma como o conhecemos.
    Provavelmente, até se poderia dizer que pode ter existido uma singularidade por um período “infinito” de tempo. Infinito, entre aspas, porque o que eu quero dizer é que não existiria medição de tempo (pelo menos, da forma como o entendemos).

  8. Corrijam-me se estiver errado, se tiver-mos em conta que o tempo é relativo, os primeiros momentos do nascimento do universo em que a massa estava toda concentrada em um espaço pequeno, o tempo é relativamente maior do que nos aparenta ser.

    O problema com a teoria do big bang é que não explica nada antes da singularidade. Num espaço-tempo em 4 dimensões serve mas temos de considerar a possibilidade de sermos um quadrado na flatland. Só porque não sabemos como, não quer dizer que seja impossível, houve um tempo em que voar parecia ser impossível… Temos de ter uma mente aberta para as possibilidades e “impossibilidades”.
    Como outra teorias é provável que a do big bang seja substituída por outra mais completa.

    Se o universo foi criado por seres superiores não quer dizer que eles se interessem pelo nosso universo, podemos bem ser um “átomo” numa “cadeira”, ou uma “célula” num “dedo”.

  9. Olá Filipe,

    Sinceramente, não sei 🙁 . Mas é possível.

    O comentário acima, fiz copy-paste deste meu comentário:
    http://www.astropt.org/2010/10/21/limpando-o-nevoeiro-cosmico-medida-a-galaxia-mais-distante/comment-page-1/#comment-9372

    Pessoalmente, não gosto da Teoria do Big Bang.
    Mas é uma opinião própria minha, que nada tem de científico.

    Cientificamente, admito que é a melhor teoria neste momento, e é a única que explica todas as evidências observacionais numa única teoria consistente.

    abraço!

    • Filipe da Costa on 24/10/2010 at 19:43
    • Responder

    Olá Carlos,

    Agora que fez esse reparo, fiquei com a impressão que no astroPT existe uma post a desmitificar a concepção popular do Big Bang. Mas confesso que já não me recordo do seu conteúdo. Prometo que vou reler novamente ;).

  10. Olá Filipe,

    Só um reparo: o Big Bang não explica a origem do Universo
    😉
    Essa é uma concepção popular, mas errada, passada em parte pelos cientistas que até deram jocosamente o nome Big Bang à teoria.

    Note que o Big Bang nada diz nada sobre o início do Universo.
    O Big Bang tenta explicar o desenvolvimento do Universo a seguir ao tempo de Planck (ou seja, 10^-43 segundos após o nascimento do Universo).
    0,0000000000000000000000000000000000000000001 segundos parece insignificante, mas naquele tempo, era uma eternidade
    🙂

    • Filipe da Costa on 24/10/2010 at 18:47
    • Responder

    Sou católico mas não acredito na teoria de Adão e Eva. São adepto da teoria Charles Darwin, do evolucionismo.

    Que o Big Bang é a explicação da origem do nosso universo. Não coloco em causa os avanços da ciência quando essas descobertas são aceites pela maioria dos cientistas.

  11. Bom, mas e se imaginarmos que Deus não nos vê com cabeça, braços, pernas? Que isso é só um pequeno detalhe? 😉

    (Ainda estou pensando a respeito 🙂 )

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights