Cometa Elenin irá dizimar a Humanidade ?

O cometa Elenin vai passar pelos nossos céus em Outubro. Por isso, estava a pensar escrever um post lá para Outubro, a avisar desse fenómeno.
No entanto, recebemos várias mensagens a pedir-nos para falarmos deste cometa, porque anda a ser dito pela net que ele nos vai matar a todos!!!
Por isso, temos que aceder a esses pedidos, porque além de ser de interesse público, quem realmente faz o blog são os leitores – no sentido que são vocês que nos têm que dar um feedback daquilo que acham que tem maior ou menor interesse.

Deixem-me começar por referir uma coisa importante: Literacia Funcional.
Para este caso, há 2 características da Literacia Funcional que me parece que são importantes de realçar:

– consultar os especialistas: em caso de dúvida, devem perguntar aos especialistas. Isso foi o que alguns de vocês fizeram. Não que eu seja especialista em cometas especificamente (não sou!), mas este sítio é especialista em transmitir-vos notícias de astronomia. Logo, fizeram o que deviam fazer: perguntar-nos sobre algo de astronomia! Daí que, desde já, Parabéns! Demonstraram Literacia Funcional ao não acreditar em qualquer coisa que lessem pela net, mas sim perguntando a quem poderá saber mais sobre o tema.

– pensamento crítico: o pensamento crítico permite-nos, por exemplo, termos uma noção histórica dos fenómenos e podermos construir padrões de conhecimento. Por exemplo, se eu puser a minha mão sobre a placa/discos por cima do fogão, e me queimar, e se fizer isso mais 2 ou 3 vezes em criança, então vou aprendendo que não devo fazer isso. Por isso, mesmo sem saber nada sobre o cometa, posso olhar para todas as profecias de fim do mundo e perceber que todas servem para roubar dinheiro às pessoas: para assustá-las com mentiras e leva-las a doar dinheiro, a comprar livros, etc. Sendo assim, a conclusão inicial, sem olhar para mais nada, é que isto não passa de mais um truque para assustar as pessoas de modo a “vender algum produto” (mesmo que seja simples marketing de sítios na net) – pessoas assustadas são mais fáceis convencidas de tudo e mais alguma coisa. No caso específico dos cometas, este truque tem sido usado constantemente. Assim de repente, lembro-me do cometa Hale-Bopp em 1997, do cometa Halley em 1986, e do exemplo mais notório disto que foi o cometa Halley em 1910 – em que se instalou o pânico, um pouco por todo o lado, já que se dizia que o cometa era enorme, ia bater cá e nos ia matar a todos, e posteriormente se dizia que era a cauda que ia passar pela atmosfera da Terra, e como tinha constituintes venenosos, ia matar toda a gente. Só se iam salvar, aqueles que comprassem os livros sobre isso, e aqueles que comprassem poções milagrosas para prevenir o veneno de entrar no nosso corpo. Ou seja, os pseudos fizeram montes de dinheiro à custa de vigarizar as pessoas com mentiras.

O mesmo caso se passa agora.

Vejam o que dizem as notícias sobre este cometa:
a) irá bater na Terra.
b) ninguém sabe o seu tamanho, e por isso poderá ser enorme, destruindo a Terra.
c) o cometa poderá até ser uma anã castanha, que obviamente provocará uma enorme catástrofe a 16 de Outubro!
d) este cometa poderá até ser o famoso planeta Nibiru que nos irá destruir a todos!
e) mesmo que não bata, as perturbações gravitacionais criarão enormes tsunamis, e até poderão fazer a Terra mudar de órbita.
f) já está tão perto de nós que ao alinhar-se connosco provocou os terramotos no Japão e no Chile.
g) a aproximação do cometa fará com que o campo magnético da Terra se inverta.
h) a aproximação do cometa fará com que a inclinação do eixo de rotação da Terra (que nos dá as estações do ano) se mexa, levando a um descontrolo, quer da inclinação quer evidentemente das estações.
i) a cauda do cometa tem constituintes nocivos que ao passar pela nossa atmosfera nos matarão por envenenamento.
j) a enorme cauda do cometa traz escondida uma frota de OVNIs com extraterrestres que vêm invadir a Terra.
k) os conspiradores dizem que o cometa chama-se Elenin, começando por ELE (Extinction Level Event), ou seja, o nome prova que é um código para um evento que nos irá extinguir!

Estas são as notícias catastróficas que fui lendo em algumas páginas, vídeos, e fóruns na net.
Poderão haver mais, mas não reparei.

Bem… o que dizer desta histeria?
É mais uma profecia de fim-de-mundo! Sempre os mesmos truques, sempre a mesma histeria, sempre as mesmas conspirações, sempre os mesmos resultados: pessoas que divulgam estas coisas são mentirosos e vigaristas!

Milhões de cometas têm passado pela Terra. E isto, só durante o tempo em que tem existido humanos.
Nunca nada disto se passou!
Houve na mesma essas tretas mentirosas para vigarizar as pessoas, mas o certo é que nenhum desses fenómenos depois se concretizou.

Por isso a 1ª coisa a fazer será pensar: isto tem sido dito várias vezes, e no entanto têm havido milhões de cometas e nunca nada disto se passou. Por isso, deverei acreditar agora?
Einstein responde-nos a esta pergunta na sua famosa frase: “Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results.” – “a definição de Insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes.” – ou seja, é insanidade continuarmos a acreditar sempre nas mesmas coisas, sabendo nós que isso sempre foi mentira.

Concluindo, para já, é obviamente MENTIRA tudo isto que foi dito para trás. Já foi dito dezenas de vezes, sempre com resultados negativos. É sempre o mesmo truque para enganarem as pessoas.

Vamos agora falar sobre os factos verdadeiros referentes ao cometa Elenin.

O cometa Elenin, de nome científico C/2010 X1, é um cometa de longa duração que foi descoberto a 10 de Dezembro de 2010.
Veio da teorizada Nuvem de Oort, que é um reservatório esférico de cometas que rodeia o sistema solar.
Não se sabe ainda quanto tempo dura a sua órbita, mas supõe-se que a última vez que passou por cá foi há 12 mil anos atrás… ou então quiçá há 600 mil anos atrás! (sim, é uma larga diferença… mas não se sabe ainda calcular com exatidão as pequenas mudanças de órbita de quando ele anda muito para lá de Neptuno). O que conta mesmo é que a última vez que ele passou por cá, o Homem ainda pensava que a chuva eram os deuses a chorar… ou então nem sequer ainda havia humanos!
O cometa foi descoberto pelo astrónomo Russo Leonid Elenin – o nome deste astrónomo é fantástico: o 1º nome pode ser ligado à chuva de estrelas Leónidas, e agora deu o último nome ao cometa. O astrónomo não sabia que os vigaristas iriam usar o seu nome, Elenin, para “provarem” que ele vai matar toda a gente.

O cometa terá ao todo menos de 10 kms, sendo que o que conta sempre é o núcleo, e esse tem cerca de 3 kms.
O núcleo do cometa Halley (1910 e 1986) é cerca de 15 kms, sendo que o cometa Hale-Bopp (1997) tinha um gigantesco núcleo de 60 kms.
Comparando 3 kms, com 15 kms e 60 kms, percebe-se facilmente que este cometa Elenin é demasiado pequeno.

Sabe-se que o cometa fará a sua maior aproximação ao planeta Terra no dia 16 de Outubro.
Nessa altura estará a cerca de 0.233 AU, o que corresponde a cerca de 35 milhões de kms de distância da Terra. Para terem uma ideia, esta distância é praticamente a mesma da distância que o planeta Vénus está da Terra quando se encontra do “nosso lado do Sol”.
Ou seja, só isto já dá para ver que o cometa estará… muito longe!

Mas atentemos então naquilo que se diz do cometa, e da verdade sobre o assunto:

a) irá bater na Terra.
Não. No ponto mais perto, irá estar tão longe da Terra como Vénus está.

b) ninguém sabe o seu tamanho, e por isso poderá ser enorme, destruindo a Terra.
Sabe-se o tamanho e é pequeníssimo. São somente 3 kms. Não destruiria a Terra mesmo que batesse cá (e não vai bater!), nem sequer acabaria com a humanidade.

c) o cometa poderá ser uma anã castanha, que obviamente provocará uma enorme catástrofe a 16 de Outubro!
Anãs castanhas são objetos entre planetas e estrelas. Ou seja, maiores (e mais massivos) que planetas, mas mais pequenos que estrelas.
O diâmetro da Terra é cerca de 13 mil kms. O diâmetro do planeta Júpiter é cerca de 143 mil kms.
Anãs castanhas são objetos um pouco maiores que Júpiter:

As anãs castanhas são maiores que 150 mil kms de diâmetro. O cometa Elenin tem 3 kms.
É preciso vigarizar de sobremaneira para dizer que o cometa é uma anã castanha…

Para perceberem que não é anã castanha, basta irem lá fora e perceber que não o conseguem ver no céu a olho nú.
Mais sobre este disparate de ser uma anã castanha, neste post.

d) este cometa poderá ser o famoso planeta Nibiru que nos irá destruir a todos!
Isto é algo que já se dizia para o cometa Hale-Bopp (1997). Na altura dizia-se que o planeta Hale-Bopp era uma mentira dos cientistas, e que na verdade era o cometa Nibiru que trazia os extraterrestres do sistema de Zeta Reticuli. Até o New York Times decidiu partilhar essa visão dos loucos vigaristas. Como já disse atrás, estes são truques para enganar as pessoas que são constantemente usados.
Na verdade, o planeta mais pequeno que conhecemos é Mercúrio que tem um diâmetro de cerca de 5000 kms. O cometa Elenin tem 3 kms.
É preciso vigarizar de sobremaneira para dizer que o cometa é um planeta…

Para perceberem que não é um planeta, basta irem lá fora e perceber que não o conseguem ver no céu a olho nú.
Mais sobre este disparate de ser o Nibiru, neste post.

e) mesmo que não bata, as perturbações gravitacionais criarão enormes tsunamis, e até poderão fazer a Terra mudar de órbita.
O cometa não vai bater.
O cometa é demasiado pequeno para provocar perturbações gravitacionais.
Vários cometas têm passado, maiores que este cometa e mais perto, e nada acontece.

f) já está tão perto de nós que ao alinhar-se connosco provocou os terramotos no Japão e no Chile.
Não existe qualquer alinhamento.
Se virem este vídeo pseudo, a falar neste aspecto, percebem as diarreias mentais que para aqui vão:

Ora, se pararem a imagem, percebem que a Terra, o Sol, e o cometa (vejam a posição dele) NÃO estão alinhados onde ela diz. Além disso ela faz “zoom out”, precisamente para as pessoas ainda serem mais enganadas. Toda a gente sabe que com “zoom out” as coisas parecem mais perto umas das outras.
Por outro lado, MESMO que houvesse alinhamento, isso não queria dizer nada. Todos os dias estamos alinhados com outros planetas de alguma forma, e nada disso se traduz em perturbações que provoquem terramotos. E os planetas são enormes, enquanto o cometa é minúsculo – ou seja, muito menos perturba.
Concluindo, este vídeo é totalmente disparatado.

g) a aproximação do cometa fará com que o campo magnético da Terra se inverta.
Cometas não têm campo magnético, logo não nos afetam dessa forma.

h) a aproximação do cometa fará com que a inclinação do eixo de rotação da Terra (que nos dá as estações do ano) se mexa, levando a um descontrolo, quer da inclinação quer evidentemente das estações.
Na sua maior aproximação o cometa estará muito longe. Além de estar longe, é demasiado pequeno. Logo, não tem qualquer efeito sobre nós.

i) a cauda do cometa tem constituintes nocivos que ao passar pela nossa atmosfera nos matarão por envenenamento.
Dizem que o cometa tem uma cauda de 900 mil kms. O mais perto que o cometa estará será a 35 milhões de kms. Ou seja, a cauda é muito mais pequena que a distância até à Terra.
Além disso, a cauda não deverá vir na direção da Terra.
Por fim, a cauda deverá ter pó, água, e alguns gases nocivos como monóxido de carbono. Mas tal como o cometa Halley, nem isso afetaria a atmosfera terrestre de modo a matar-nos… nem sequer vai estar perto da atmosfera terrestre!

j) a enorme cauda do cometa traz escondida uma frota de OVNIs com extraterrestres que vêm invadir a Terra.
A cauda do cometa não será o trenó do Pai Natal?
Como se sabe isto? Porque alguém que nunca olhou para o céu nem percebe a transparência das caudas dos cometas, decidiu dizer que isso era um segredo que só ele sabia…
Enfim…

k) os conspiradores dizem que o cometa chama-se Elenin, começando por ELE (Extinction Level Event), ou seja, o nome prova que é um código para um evento que nos irá extinguir!
Pronto… descobriram a conspiração! O tetra-tetra-tetra-…-avô do Dr. Elenin começou com esse nome de família, porque sabia que um dia um dos seus descendentes, centenas de anos depois, iria descobrir um evento que iria acabar com a Humanidade. E também sabia que centenas de anos depois, a esses eventos se chamaria ELE.
Enfim…

Concluindo: não há qualquer problema com o cometa Elenin!
Não acreditem nos pseudos! Não acreditem nos mentirosos!! Não acreditem nos vigaristas!!!

O que devem então saber do cometa Elenin?

Devem saber que em Outubro deveremos ter um espetáculo não muito bom pelos nossos céus.

O cometa fará a sua maior aproximação ao planeta Terra no dia 16 de Outubro.

O cometa é uma coisa minúscula, que estará muito longe da Terra, e em que a sua órbita não estará alinhada com coisíssima nenhuma.

Vendo da perspetiva contrária e com vídeo:

Em Outubro, deverá ter uma magnitude aparente de 6.
Vejam um esquema de magnitudes aparentes:

Ou seja, deverá estar no limite daquilo que se pode ver a olho nú em sítios muito escuros!
Um cometa que se viu de forma semelhante e que passou à poucos anos, é o cometa Lulin de 2009. A não ser que se soubesse exatamente para onde se estava a olhar, nem se via cometa nenhum. Com telescópio, tiraram-se algumas fotografias engraçadas.
O cometa Elenin será exatamente a mesma coisa: nem se vai dar por ele, pode parecer uma coisa difusa no céu se se souber olhar exatamente para o minúsculo ponto do céu onde ele estará caso se esteja em locais sem nenhuma luz (longe das cidades), e mesmo em fotografias com telescópio, tem havido cometas muito mais espetaculares.

255 comentários

6 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Ufa ,quanta informação,postagem excelente…valeu…Carlos estou mais tranquilo agora, sou Astrofísico Amador no Brasil e procuro sempre postagens para aprendizagem, e a sua ajudou me muito,so gostaria de frisar, que estudo ,curiosidades do Universo e sou péssimo em cálculos e voce colocou tudo que e possivel de informação…facilitou muito…ate mais…fuiiii

  2. Talvez este senhor esteja com receio de potenciais catastrofes e com tanta propaganda negativa sendo divulgada tenha reagido alem da conta.

    1. O meu problema não é ele seguir mentiras. Cada qual segue o que quiser. Não quer ter conhecimento, e quer ser vigarizado, o problema é dele.

      O meu problema é ele trocar completamente o texto, imaginando frases que não estão no texto – ou seja, mente descaradamente, dizendo até o contrário do que está no post – com o único objetivo de insultar as pessoas que lhe dão o conhecimento correto.

  3. E claro, relembro que este cometa passará bastante longe da Terra, e muito mal se verá no céu.

    No entanto, o “ignorante” é um troll pseudo-religioso, que além de não saber ler, pensa que pode insultar toda a gente só porque tem a crença fundamentalista que o cometa é perigoso… enfim… além de seguir mentiras, não sabe ler…

  4. Onde estão as mensagens?

    1. Ele só enviou uma mensagem, e eu não aceitei.
      Eu tou a trabalhar e sinceramente não tenho tempo para estar a perder tempo com ele…

      No post é dito que um asteróide de 3 kms não acabará com a Humanidade.
      O “ignorante” decidiu dizer que eu sou este e aquele (insultos), porque nego as crateras, nego que pessoas podem morrer, etc…

      enfim…

  5. Tenho certeza que você não publicará a minha mensagem anterior e nem esta, mas mesmo assim escrevo, pois sei que vc a lerá.

    1. Realmente não publico.

      E não publico por uma razão simples: não tenho tempo a perder com quem não sabe ler, e só sabe insultar os outros.

      O “ignorante”, como só sabe dizer disparates, esconde-se cobardemente atrás de e-mails e nomes falsos.
      Tal como fazem todos os mentirosos, vigaristas, e pseudos, o “ignorante” só sabe MENTIR, escondendo-se de forma cobarde.

      No post em lado nenhum é dito que um asteróide de 3 kms não produziria estragos, nem mataria pessoas. Basta saber ler. Como o “ignorante” não sabe, então troca tudo.
      No post em lado nenhum é dito que asteróides não caem na Terra e não provocam crateras. Basta saber ler. Como o “ignorante” não sabe, então troca tudo.
      Aliás, existem vários posts neste blog a lembrar precisamente isso, e a realçar as potenciais ameaças dos asteróides. Até nos comentários falo disso!!!

      Mas enfim… para pessoas como o “ignorante”, o que interessa é NÃO ler os artigos, e passar logo a insultar e MENTIR sobre as coisas.

      Além disso é hipócrita de insultar a ciência que tanto lhe dá diariamente…

      Enfim… aprenda a ler antes de se meter a insultar as pessoas.

  6. Onde posso achar os dados oficiais do tamanho do elenin?

    1. O que são “dados oficiais”?

      No post estão as estimativas do descobridor, que foi quem reparou nele:
      http://en.wikipedia.org/wiki/C/2010_X1

  7. Belissimo esclareciimento… e curriculo muito bom de se ver. Parabens.

  8. Obrigado Carlos pelo esclarecimento. Agora já percebo que é mais fácil e viável a identificação prévia dum cometa do que a de um asteróide. Espero que o cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter não nos pregue um dia uma partida…

    1. As diferenças entre cometa e asteróide, a forma como os vemos, depende basicamente da cauda.
      Cometas ao aproximarem-se do Sol, a água/gelo e algum pó… vai-se evaporando… e vê-se a cauda.

      Mas se os cometas passarem várias vezes, já perderam tudo o que tinham a perder… e já deixam de ter cauda.
      Alguns dos maiores asteroides poderão assim ser “cometas mortos”…
      Ou seja, vêm de longe…. sem aviso… e não têm cauda…

      Pode haver… e esses são piores… porque são como asteróides… podem aparecer sem aviso 🙁

  9. Aproveito e faço a seguinte pergunta.

    Quando passará um cometa bastante visível? não peço um hale boop uma coisa só que se veja a olho nu a cauda. 🙂

    1. O cometa Encke passa por aqui a cada cerca de 3 anos…
      Por vezes é visível como em 2003, e outras vezes não como em 2008.
      Mas é pequeníssimo… não produz espetáculo…

      Os previstos até 2016 são estes:
      http://www.aerith.net/comet/future-n.html

      O Hale-Bopp teria uma magnitude de 1 talvez…

      Nessa lista acima estive à procura de piores… tipo magnitude 3 ou 4 e não há 😛
      Ou seja, só se vier um bastante visível de surpresa…. 😉

  10. Faca de dois gumes é nacional br. Quer dizer duplo sentido…. como entendeu mais abaixo

    Quero dizer que no final não teremos nada com que nos fiar: nem dados nem percepção.

    Irônico, totalmente, tanta sofisticação e nenhuma segurança.

    1. O problema não é a sofisticação… é mesmo um problema económico e político 🙁

      Nós podemos ter um sistema de detecção de asteróides. Temos ciência para isso.

      Não custa muito em termos de $$.
      Custou mais fazer o filme Armaggeddon sobre um asteróide nos matar a todos.
      Infelizmente, ninguém (instituições) quer meter $$$ num projeto em que há a probabilidade de um asteróide enorme bater aqui só daqui a 100 milhões de anos. Ou seja, não há qualquer retorno financeiro. Por isso, ninguém financia 🙁

      Como não há $$$, também pouca gente trabalha nisso – porque ninguém financia.
      Há cerca de 5 anos atrás, a quantidade de pessoas que trabalhava nisso era em número inferior às pessoas que trabalham num só turno num só McDonald’s num sítio qualquer do mundo.

      Assim, neste problema em particular, a “culpa” não é da ciência. É mesmo da economia e da política 🙁

      Só como comparação: o $$ que o Harold roubou às pessoas com a mentira do fim do mundo, dava para pagar um projeto desses!
      Ficávamos todos seguros.
      Esse problema deixava de existir.
      Mas as pessoas não contribuem para esses programas… mas para a mentira do Harold foi só dar $$$ 🙁

    2. Mas sim, tem razão.

      Se não virmos o asteróide a tempo, nada poderemos fazer.

      Podemos ter os melhores carros do mundo, podemos ter internet que nos permite comunicar num segundo por todo o mundo, etc… mas quanto a asteróides que nos possam dizimar, podemos nem sequer chegar a vê-los 🙁

  11. Carlos, a informação sobre os asteróides acima é uma faca de dois gumes.
    Na verdade não existe garantia de que as informações científicas serão eficazes sobre um possível impacto.

    Por outro lado, parte destas previsões/visões não é baseada em dados analíticos e sim na percepção interna. (excluo as pseudo-previsões, charlatães, etc)

    Portanto, qual a diferença entre a validade de uma e outra? Nenhuma garantia.

    1. Shirley,

      Não cheguei a perceber.

      Está a falar do comentário 8.1 ?
      http://www.astropt.org/2011/05/22/cometa-elenin-ira-dizimar-a-humanidade/#comment-34013

      Se sim, como é faca de 2 gumes? 🙂

      O que eu escrevi, e que repito, é que se vier aí um asteróide que dizime toda a humanidade, o mais provável é que ninguém saiba dele… nem cientistas nem ninguém.
      Isso é um só “gume” 🙂
      E não é questão de termos informações científicas eficazes… mas sim do facto que nem existirão informações… sejam científicas ou não 🙂

      Ou seja, pseudos são completamente postos de parte. Esses nem olham para o céu e só dizem mentiras.
      Mas quem olha para o céu, os astrónomos, podem não ver o asteróide. Já tem acontecido pelo passado… e pode perfeitamente acontecer de novo. E se não vêem, nada podemos saber 🙁

  12. Já agora, li no Twitter a divulgarem este post… mas o que me chamou mais a atenção foi o título.

    O meu título é a perguntar se este cometa vai dizimar a Humanidade…

    Daí que no Twitter puseram isto: “Dizimando as tolices.”

    LOLLLLLLL muito bem divulgado 😀

  13. Muito obrigado.
    Porque vocês cientistas não organizam uma coletiva explicando sobre isso, as pessoas estão estocando água,etc , combinando coisas em sigilo …

    1. Mas DMA, que quer que a gente faça? 🙂

      O que é uma “coletiva”?

      Sabe que existem milhões de mentiras pela net… se os cientistas passassem o tempo só a corrigir todas essas mentiras, não fazíamos mais nada 🙁

      Pior do que isso, é que muitas vezes quando explicamos, somos insultados de estar a esconder a verdade.
      Se tem lido o blog, tem visto que somos insultados algumas vezes… e muitas outras vezes, eu apago esses comentários…

      Ou seja, o que quer que façamos, vai haver sempre quem prefira acreditar nos vigaristas 🙁

      • Ana Guerreiro Pereira on 01/06/2011 at 20:39
      • Responder

      Olá dma! falo-lhe da minha experiência pessoal: de todas as vezes q organizei algo para informar as pessoas no geral e alertá-las para fraudes, fui insultada, chamada de arrogante, mania que sabe tudo, maçon, limitada, etc, etc… 🙁 🙁 a verdade é q os cientistas já divulgam muita coisa e a internet está cheia de informação fidedigna e o mundo está cheio de pessoas que tentam ajudar. Mas a triste verdade é que as pessoas preferem acreditar nos vigaristas e achar q os cientistas não sabem nada 🙁

  14. Boa noite Carlos, sou mãe e como várias estou apavorada …
    Por favor me explique sobre aquela tabela que está no Ufo -Bloggers na materia : ” NASA Elenin 2011 Comet – Planetary Alignments with Comet Elenin Causing Big Earthquakes” ? A tabela não foi criada pelo L. Elenin ? Se foi ele quem escreveu a tabela , o que ele quer dizer com ” Elenin will enter Earth orbit and we will experience a gravitational pull ” em 20 de outubro ?
    obrigado, aguardo ansiosa

    1. DMA,

      A resposta mais simples é: Não.

      Essa tabela é mentira.
      Nem foi criada pelo Elenin nem sequer pela NASA (como diz no nome).

      Quanto a alinhamentos, não existem.
      Pode ver os gráficos acima. São dados do cometa. Não existem quaisquer alinhamentos em lado nenhum.

      Por outro lado, como diz no post, o Elenin não vem para a Terra.
      Mas se viesse, seria o mesmo que um mosquito bater na sua casa.
      Coitado do mosquito… mas a sua casa não sofreria nada.
      O mesmo neste caso: o cometa morreria, e a Terra continuaria.
      Mas o cometa estará no mais perto… tão longe quanto Vénus…. muito longe da Terra.

      Quanto ao “gravitacional pull” é o efeito gravitacional que o cometa teria na Terra… que é praticamente 0.
      O cometa tem tanto “gravitacional pull” sobre a Terra, como o tal mosquito andar a rebocar a sua casa. Se encontrar esse mosquito que possa rebocar a sua casa… ficará rica! 😛

      abraço 😉

    • Marina Frajuca on 22/05/2011 at 23:40
    • Responder

    Bela explicação!!!

    É pá, desculpem lá a igonorancia, mas o que é o planeta Nibiru, já não é primeira vez que falam dele…

      • Ana Guerreiro Pereira on 23/05/2011 at 00:24
      • Responder

      Marina, está um link no post para o que é Nibiru:

      http://en.wikipedia.org/wiki/Nibiru_collision#Comet_Elenin

      basicamente é um planeta (inexistente) que irá, dependendo da versão:

      a) colidir com a Terra
      b) passar demasiado perto da terra, alterando-lhe os pólos magnéticos, o eixo de rotação, provocando terramotos, etc, etc, etc (o costume,…)
      c) que é habitado por aliens que nos vão invadir

    1. Os pseudos dizem que vem aí um grande planeta bater na Terra.
      Nenhum astrónomo alguma vez o viu… mas os pseudos dizem que existe.
      E, claro, vem bater em 2012… mas agora tem sido usado para todas as profecias 😛

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Nibiru#Nibiru_na_Pseudo-Ci.C3.AAncia

      http://en.wikipedia.org/wiki/Nibiru_collision

      A 1ª vez que se ouviu falar disto, foi duma mulher que diz estar em contacto com extraterrestres de um planeta em órbita da estrela Zeta Reticuli.
      Segundo ela, os extraterrestres falam-lhe directamente para a mente… ou seja, ela ouve vozes na cabeça… e essas vozes dizem-lhe que ela é a profeta eleita por eles…

      enfim… a religião dos extraterrestres no seu pior 🙁

  15. Obrigado pela boa e completa informação!

    Só por mera das coincidências, acabei de ver o post depois de rever o filme com o Morgan Freeman (muitos já viram), no qual foi descoberto um cometa, depois oculto pelo governo que provocaria um E.L.E.(Extinction Level Event)
    Infelizmente grande parte da população acabou de facto por morrer mesmo após tentativas de desvio. :’

    De facto infelizmente muitos conspiradores vêem filmes a mais e usam isso de modo a continuar a encher os cofres.

    De qualquer das formas gostaria que me esclarecessem o seguinte:
    Da mesma forma que este cometa “Elenin” foi descoberto há pouco mais de 5 meses e muitos outros asteróides ainda não catalogados e que vem sendo descobertos já “proximos” de nós, qual é a garantia ou probabilidade de termos um encontro imediato? 😀

    1. Cometas são mais fáceis de “prever”, porque ganham uma cauda ao aproximarem-se do Sol.

      Já asteróides… não.

      Em 2003, estava eu a dar uma palestra numa escola em Portugal sobre impactos de asteróides, e 4 dias antes tinha passado um asteróide por aqui, que se tivesse batido, tinha acabado com a Humanidade.
      O asteróide tinha sido detectado 2 dias antes da minha palestra…
      Ou seja, o asteróide só foi detetado APÓS ter passado pela Terra. Se tivesse batido, ninguém tinha sabido antes. E não foi por conspiração do Governo ou dos cientistas – foi mesmo porque ninguém o tinha visto antes.

      O mesmo aconteceu em 2009.
      http://www.astropt.org/2009/10/28/meteoro-explode-sobre-indonesia/
      O que vale é que este asteróide era demasiado pequeno. Por isso não houve estragos.

      Estes são o verdadeiro perigo.
      Todos os asteróides que não conseguimos detectar, e que podem bater aqui.

      Pensa-se que só detectamos 10% deles…
      http://www.astropt.org/2007/10/27/ameaca-asteroide/

      Por isso, não se sabe quando baterá um.
      Pode ser amanhã. Ou pode ser daqui por 100 milhões de anos.
      Vão bater de certeza. Só não sabemos quando.
      E o mais provável é que nem demos por ele…

      (pronto, acabei de provocar ataques a vários leitores :P)

  16. Acho que esta explanação é muito credível e segura. O cometa simplesmente não irá bater na Terra.
    Posso estar enganado, mas se se dirigisse mesmo à Terra, as entidades secretas não divulgariam tal situação, de forma a não instaurar o pânico e a anarquia social. Mas como não é o caso, eles deitam a informação cá para fora. E infelizmente existem pessoas que se aproveitam disso e deturpam um pouco as coisas para dizer que o mundo pode acabar. Uma notícia bombástica como esta garante logo enormes receitas de vendas.
    Agora não é impossível que um objecto espacial de enormes proporções possa embater com a terra, ameaçando a vida existente. A extinção dos dinossauros deveu-se a um asteróide que foi atraído pela terra.

    1. Olá Petrus,

      Acabei de responder a isso no comentário a seguir ao seu 🙂
      http://www.astropt.org/2011/05/22/cometa-elenin-ira-dizimar-a-humanidade/comment-page-1/#comment-34013

      O verdadeiro perigo não são aqueles que conhecemos.
      O verdadeiro perigo são todos os asteróides que não conseguimos detectar, e que podem bater aqui…. e esses são a grande maioria deles! :S

  17. É meu amigo, como te disse num post anterior: ” Se a humanidade parasse de ficar esperando fim e começasse a fazer um novo começo” com certeza em pouco tempo quem iria pra zeta reticuli verificar as coisas seriamos nós. Pegando como exemplo o que vc disse acima: A humanidade ainda é aquela criança que ta batendo a mao na chapa quente, e até ela entender que essa chapa quente queima vai levar um tempo :S
    Claro que quem se beneficia com essas bobagens são os vigaristas em cima de pessoas leigas fortemente ligadas às superstições. é uma pena :/

    1. Só para provar o que você disse, a sonda LCROSS para a Lua custou 79 milhões de dólares.
      O vigarista do fim do mundo roubou 72 milhões de dólares.

      Se o $$$ fosse aplicado no conhecimento científico, já estaríamos certamente muito longe… 😉

  18. Mas então é um interesse científico comum. Achei que tinha algo mais.

    1. Sim, é um interesse científico comum. 😉

  19. Valeu pelo esclarecimento.

    Algo que não entendi bem até agora foi por que o vaticano tem um observatório no Chile. Na verdade não pesquisei muito por falta de tempo para entender, mas você deve saber a razão.

    1. No Chile, existem alguns dos melhores céus do planeta 😉

      Mas o Vaticano tem 2 observatórios: em Itália, e no Arizona, EUA. Mas nenhum no Chile.
      http://en.wikipedia.org/wiki/Vatican_Observatory

      😉

  20. Ah, como seria bom se eles usassem esta criatividade toda para algo útil…

    1. Eu ia dizer: realmente!!!! isso sim é que seria fantástico para a Humanidade!

      Mas depois percebi que não 😛

      Na ciência existe muita criatividade (veja-se a existência de um mundo virtual).
      Mas os pseudos de criatividade têm 0. Eles têm dito sempre a mesma coisa de sempre… sempre a dizerem a mesma coisa há séculos… não mudam… 🙁 é ke nem inventarem coisas novas conseguem! Podiam inventar coisas novas para ao menos “dar luta”, fazer-nos pensar… mas não. Isto que escrevi aqui, podia ter dito o mesmo em 1986, ou em 1997, ou praticamente num outro ano qualquer com cometas :P. Este meu texto serve agora para todo o sempre… bastando mudar o nome ao cometa.

      😀

        • Rubens on 22/05/2011 at 18:07

        Hehe, passei a concordar com você. Talvez seria melhor dizer: ” Ah, como seria bom se eles usassem essa insistência toda para divulgar algo que ajudasse o mundo…”

      1. Concordo!!!! 🙂

    • Ana Guerreiro Pereira on 22/05/2011 at 14:54
    • Responder

    Por esta altura já deves estar a deitar profecias de fim de mundo pelos olhos 😀 qq dia estás a desejar q o mundo acabe mesmo, ao menos uma vez, para teres descanso disto… 😀

    Haverá limite para a quantidade de parvoíces? Todos os dias uma e outra e outra?… bem, sei q a paciência tem limites 😀 e no dia em que o Carlos a perder….fujaaaaaam, aí será mesmo o fim do mundo (toda a gente sabe como fica um benfiquista qd está sem paciência… 😀 😀 )

    Atão e desta vez não foi expelido por um buraco negro? qq dia temos algo expelido por um buraco de verme….

    E a pancada pelos alinhamentos?? Começa a ser um padrão: estes fins de mundo têm sempre um alinhamento qualquer à mistura! (tal como a astrologia – em mais de metade das pessoas acredita…)

      • Ana Guerreiro Pereira on 22/05/2011 at 15:00
      • Responder

      Por acaso o cometa Hale Bopp representou o fim do mundo para a minha bicicleta… estava a passear pelo mato, à noite, de cabeça virada para cima para ver o cometa… claro que embati numa pedra e pimbas, lá fui a voar por cima do guiador, e a bicicleta…enfim. Pimbas. TIve de a carregar para casa. Vá lá q o meu pai achou estranho nunca mais voltar e foi à nossa procura (estava acompanhada 😀 tenho testemunhas!!)… mas para a minha bicicleta, foi o fim do mundo. O enterro foi lindo… 😀

      (engraçado q desde esse dia nunca mais voltei a andar de bicla…que alinhamento de acontecimentos espantástico, isto quer dizer alguma coisa de certeza! 😀 e olha que eu sou meia bruxa, sei o que digo! 😀 – por acaso tenho o condão de acertar em muita coisa ahahaha, infelizmente nunca o fiz na chave do euromilhões…; é a prova de que basta um pouco de perspicácia e de conhecimento sobre as pessoas para acertar…).

      1. “embati numa pedra e pimbas, lá fui a voar por cima do guiador”

        sabes que isto explica muita coisa… 😛 LOL 😀

    1. “qq dia temos algo expelido por um buraco de verme…”

      tu falas em verme… e eu lembrei-me das sanguessugas…

      as mentiras dos vigaristas não têm limites… fazem de tudo para enganar as pessoas!!! enfim…

  21. Excelente esclarecimento Carlos!

    1. Obrigado 🙂

      Nem ia para dizer nada… mas como recebemos alguns pedidos… pronto, cá fica 🙂

      Enquanto via o Hamilton em 2º na Espanha, escrevi isto 🙂

  1. […] há pessoas assustadas irracionalmente e falsamente com o cometa Elenin para Outubro deste ano, outro cometa poderá se tornar mais perigoso.O cometa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.