Vamos encontrar ETs nos próximos 25 anos?

Crédito: Stephen Leonardi, Unsplash

Todos os anos, existem notícias destas…

Desta vez foi o astrofísico suíço Sascha Quanz que, na abertura do Center for the Origin and Prevalence of Life, disse de forma entusiástica que acredita que se vão encontrar extraterrestres nos próximos 25 anos.

Isto é uma crença, um desejo do cientista, e não está baseado em evidências concretas.
E claramente foi dito de forma a promover o novo centro de astrobiologia na Suíça.
No entanto, o discurso de circunstância foi vendido em alguma comunicação social internacional, como se existissem provas que a vida extraterrestre vai ser descoberta nas próximas 2 décadas.

O que ele diz é que, tendo em conta as capacidades do novo telescópio espacial (James Webb), é provável que se consiga determinar a constituição de atmosferas de planetas terrestres, o que poderá levar a inferir sinais de vida extraterrestre nesses planetas.
Ou seja, ele não fala em encontrar evidências diretas, e assume que será vida simples.

No entanto, alguma comunicação social internacional (exemplo: Daily Star) levou isto para encontros com extraterrestres inteligentes, avançados e humanóides… tal como se vê em filmes/séries de ficção científica.
Isto nada tem a ver com o que ele disse…

Mais uma vez, repito: todos os anos existem notícias destas: um astrónomo diz publicamente que pensa que encontraremos extraterrestres (vida simples) proximamente, e as notícias são levadas para patamares de ficção científica.

Crédito: E. Stenzel / NASA