Top 11 Canais do YouTube sobre Ciências, Engenharia e Divulgação Científica

Uma das coisas boas dos tempos atuais é a facilidade da busca por conteúdos sobre a ciência e tudo que está correlacionado.

Diferente do passado, onde nossos colegas, mais afortunados, podiam estudar nos Estados Unidos da América, podendo acompanhar, em primeira-mão, nos canais abertos, conteúdo de divulgação científica, ou estar a par das descobertas científicas e novas tecnologias nas indústrias.

Porém, recordo-me, com bom saudosismo, as diversas idas às bibliotecas públicas, nos bons e velhos tempos.


Estes tempos…

Contudo, cá estamos no século XXI – com muitos votos particulares de esperança – de que, a ciência, avançará, a níveis nunca antes vistos.

Uma das maneiras para não ficarmos pra trás é buscarmos sempre estar atualizados sobre temas relacionados à ciência.

Mas, se você, ainda tenta buscar motivos que não lhe pareçam claros, para sentir-se “associado à ciência” – fazendo-o pesquisar sobre conteúdos relacionados à essa – parece-me que lhe falta aquele “sentimento” de confiar [na ciência]. Os mais aficionados [pela ciência] podem pular esta parte.

Estar bem informado sobre as descobertas científicas presumo ser a ponta do iceberg. Abaixo da superfície está a problemática interpessoal: a falta de familiaridade com a linguagem científica, o conhecimento como funciona as engenharias, as coisas básicas da Química que utilizamos diariamente, as dúvidas sobre temas polêmicos, tal como a “Terra Plana”, a crença cega nas teorias da conspiração que se utilizam de roupagem pseudocientífica e o erro em acreditar que qualquer um dos objetivos da Ciência seja refutar sua crença religiosa.

Diante disso, eu mesmo reuni material – diante de pesquisas e acompanhamento particular, sempre que me é possível – e elaboro os 11 canais de ciência mais importantes da atualidade.

A lista é, resumidamente, a junção dos seguintes pontos:

– Divulgação científica;

– Conteúdo de entrevistas e debates (nomeadamente chamados de “streaming”, “podcasts”);

– Novidades da ciência;

– Temas explicativos (Química, Física, Astronomia, Biologia, Geologia, Antropologia, etc.);

– Explicativas acerca dos artigos científicos publicados em periódicos;

– Tópicos de engenharia; e

– Análise das teorias da conspiração e desmistificação, com embasamento e suporte científico.

Com as variantes que lhes são destacadas entre os canais, todos cumprem seu fiel papel à Ciência e Divulgação Científica.

Bom. Diante do fato exposto, vamos lá.

 

– Marvin AstropT (@AstronomiaPortugues)

Descrição: Astronomia em Português – 47 vídeos

O canal é feito pelo próprio AstroPT, onde reúne temas variados de Astronomia, astrobiologia, entrevistas e seminários.

– Canal do Pirulla (@Pirulla25)

Descrição: Canal voltado às coisas que mais me interessam: ciência, religião e evolução – 705 vídeos

Canal do youtuber Pirulla, participante do consórcio Science Vlogs Brasil, é voltado para temas como Paleontologia, Política & Saúde Pública, Meio Ambiente, Biologia, ceticismo, debates evolucionismo x criacionismo e conspirações antivax.

– Ceticismo_net (@ceticismonet1)

Descrição: Aqui falamos de pensamento crítico, ceticismo e muita divulgação científica – 401 vídeos

Com didática elucidativa, o conteúdo do canal é realizado pelo Prof. irlando-brasileiro e divulgador científico André, proprietário do sítio Ceticismo.net. No canal, diversos temas são abordados, desde a Química do nosso dia-a-dia, Matemática, Física, Astronomia, Engenharia, Religião, História, Arte, Pensamento Cético, desmascaramento das teorias da conspiração e conteúdos traduzidos e, posteriormente, legendados [inglês-português] pelo criador do canal.

Chamo a atenção especial da excelente série: “Livro dos Porquês”. Simples, direto, conciso e objetivo.

– Fábrica de Noobs (@fabricadenoobs)

Descrição: Fábrica de Noobs é um canal voltado especialmente para a busca pela verdade a respeito de qualquer tema. É isso que você encontrará na série “Desmistificando”, principal produção do canal: dissecações a respeito dos mais variados assuntos, indo desde virais, Deep Web, teorias pseudocientíficas, charlatães, experimentos científicos, projetos governamentais e sabe-se lá o que mais iremos investigar. Adicionalmente, você também encontrará cursos de temas em computação, como programação, lógica digital, criptomoedas, computação forense, criptografia, entre outros – 382 vídeos

Canal criado pelo jovem brasileiro Natanael Antonioli, como bem diz a própria descrição, aborda diversos temas, desde virais até expressões booleanas, cursos de programação e moedas virtuais. A série “Desmistificando” (com 254 vídeos) é uma das minhas favoritas.

É disponibilizado em cada vídeo o roteiro (em vários formatos para download) que, particularmente, chamo de um verdadeiro trabalho acadêmico bem elaborado, fielmente às normas da ABNT NBR.

Ainda há alguma esperança nas futuras gerações. 🙂

– somos míopes porque somos breves (@JulianoRighetto)

Descrição: Dando alguns passos para trás para entender o quadro inteiro – 159 vídeos

Autor do livro “A Segunda Aurora”, disponível na internet, o ator e roteirista Righetto aborda, especialmente, no seu canal, temas relacionados à Física Clássica e Moderna, e Astronomia.

– O Astronauta Urbano (@oastronautaurbano)

Descrição: Vídeos sobre Astronomia, Tecnologia, Filmes, Séries, Mistérios, Curiosidades e Informações com um toque especial do Astronauta Urbano! – 56 vídeos

Conteúdos de curta duração, aborda diversos temas relacionados à Ciência.

– Manual do Mundo (@manualdomundo)

Descrição: Olá! Somos o Manual do Mundo e viemos mostrar que há sempre um caminho mais interessante e divertido para aprender sobre as coisas ao nosso redor. Oferecemos produtos e conteúdos criativos que promovem experiências únicas de entretenimento e aprendizagem, no físico e no digital, sozinhos ou acompanhados. Manual do Mundo. Desbravadores do conhecimento – 2600 vídeos

Canal criado pelo casal youtubers Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, seu conteúdo é riquíssimo em temas voltados à curiosidade científica, invenções, criações, experimentos científicos e cursos.

Na playlist, a série “Boravê”, com 131 vídeos, realiza visitas às indústrias, mostrando, em linhas gerais, o processo de fabricação e produção de combustíveis, cimento, papel, fertilizantes, alimentos, energia nuclear, etc. – o que é excelente, pois tal iniciativa estimula os jovens a terem mais interesse por esta área.

Precisamos na sociedade de mais matemáticos, físicos, químicos, cientistas e… engenheiros. 🙂

– ABC Terra (@abcterra)

Descrição: História da natureza e a natureza da história Oi! Meu nome é Abner, sou professor de ciências e biologia e eu gosto da história das coisas – 273 vídeos

O Prof. Abner Pereira (e equipe) aborda conteúdos riquíssimos na área da Paleontologia, com edição de vídeos de alta qualidade informativa e visual e oferece o curso “Evolução, Terra e Tempo”.

– Kurzgesagt – In a Nutshell (@kurzgesagt)

Descrição: Animation videos explaining things with optimistic nihilism since 12,013. We’re a team of illustrators, animators, number crunchers and one dog who aim to spark curiosity about science and the world we live in. To us nothing is boring if you tell a good story. For updates on our videos and other news from the kurzgesagt universe follow us on Twitter, Facebook, Instagram and LinkedIn – 209 vídeos

Conteúdo criado por animadores e ilustradores, com escritório-sede na Alemanha, abordando vários temas científicos com boa dose de humor niilista. Entretanto, muitos dos seus vídeos não possuem tradução para o português, ficando a opção do seu canal alternativo, com apenas 44 vídeos em temas similares. (@kurzgesagt_br)

– Ciência Todo Dia (@CienciaTodoDia)

Descrição: Um canal totalmente voltado para assuntos que podem ser abordados no cotidiano, mantendo seu cérebro sempre ativo! – 897 vídeos

Um dos maiores canais de divulgação científica do Brasil, o engenheiro eletricista Pedro Loos, mantém conteúdo atualizado desde 2012. Participante de vários podcasts em todo o país, seu conteúdo é bastante simples e que nos traz várias crises existenciais.  O sr. Loos disponibiliza um curso de Física Básica no seu canal.

– SpaceToday (@SpaceToday)

Descrição: SpaceToday TV é um canal voltado para a divulgação da astronomia em português. Temas das áreas de astronomia, astrofísica, astronáutica e áreas afins serão aqui debatidos, sempre com base nas últimas pesquisas científicas. Nossa missão é incentivar a divulgação científica no Brasil através de informações confiáveis e embasadas na ciência. Junte-se a nós enquanto ajudamos a promover a próxima geração de exploradores, cientistas e engenheiros. Inscreva-se! – 4400 vídeos

O geofísico e divulgador científico Sérgio Sancevero, é um ítalo-brasileiro e um dos colaboradores do AstroPT. Hoje, é um dos maiores divulgadores científicos brasileiros, sendo convidado, constantemente, para participar de diversos podcasts. Desde 2015, Sérgio realiza, em seu canal, além de material explicativo sobre Astronomia e Geologia, várias transmissões ao vivo, mantendo sempre os[as] seus[as] inscritos[as] atualizados[as] acerca das descobertas da exploração espacial.

E você?

Na sua opinião, faltou mais algum nessa lista?  Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights